Nos tempos difíceis é inevitável a reflexão: O que posso cortar?

O mercado é implacável e uma seleção natural sempre ocorre em momentos como este. As empresas mais enxutas e saudáveis suportam melhor a tormenta.

Há muitas considerações a serem feitas,  mas estes 6 itens são um excelente começo:

  1. Pesquise o mercado. O que os outros estão fazendo? O que há de novo no mercado? Quais as vantagens e desvantagens de diferentes processos? Como a demanda pelo seu produto está posicionada, tende a crescer, estagnar ou diminuir?
  2. Foque na sua especialidade: Se a demanda está baixa e é preciso enxugar, este é o momento para colocar as energias naquilo que sabe fazer melhor. Quanto mais focado, mais fácil será controlar as despesas e analisar o resultado empresarial.
  3. Faça um raio X da sua principal atividade. Esqueça os velhos fatos sobre o seu negócio e comece a analisar os custos como se fosse abrir uma nova empresa. O cenário muda constantemente e o que era viável numa época pode não ser mais. É preciso se desapegar do vínculo emocional e analisar criticamente os números.
  4. Menos é mais: Revise os procedimentos administrativos procurando por formas mais simples e eficazes. Com o tempo é possível que algumas práticas ineficientes tenham sido adotadas sem uma análise prévia, consumindo tempo e recursos.
  5. Classifique sistematicamente as despesas. Saiba ONDE ocorreu o gasto (Centro de custo) e o MOTIVO do gasto, desta forma será mais fácil analisar as despesas e tomar decisões.
  6. Mire preferencialmente os itens de menor valor: Reduzir 10 mil reais por mês sem cortar despesas importantes como o aluguel ou a folha de pagamento pode ser possível se, ao invés de procurar por um único item de 10 mil, procurar por 10 itens de 1 mil, 20 itens de 500 reais ou 40 itens de 250 reais.