Quer saber por onde começar?

 

-Leia a nossa análise sobre os dados exigidos no Bloco K para entender como a rotina da sua empresa será afetada;

-Analise as situações exemplificadas nas FAQs relacionadas ao bloco K;

-Verifique como está o controle de estoque de materiais na sua empresa: Faça o inventário físico e ajuste o estoque no sistema se necessário, verifique itens duplicados no cadastro, cadastre as conversões de unidades nos insumos cujas unidades de compra diferem das unidades de dispensação na fábrica.

-Verifique o cadastro de peças procurando por códigos duplicados ou descrições genéricas e corrija. Faça um inventário dos itens de terceiro e confira com a informação de estoque no sistema;

-Analise o consumo de insumos e correlacione com a produção realizada nos últimos meses. Para calcular o consumo específico padronizado será necessário ponderar as variações da produção. A área tratada tende a ser a variável mais apropriada para empresas de tratamento superficial. Cada item beneficiado/industrializado corresponde a um produto acabado no sped e terá seu próprio consumo específico padronizado e consumo real, portanto, prepare-se para obter estas informações.

-Para as empresas de manufatura o consumo específico padronizado = estrutura ou árvore do produto.

-Cada ordem de produção gerada, de um item específico, será reportada no bloco K, assim como os insumos requisitados especificamente para esta ordem. Verifique se seu sistema informatizado está preparado para gerar estes dados.

É usuário do Supersmart? clique aqui e acesse nosso artigo da central de ajuda